Como a tecnologia é usada na saúde 4.0?

A tecnologia beneficia nossa saúde de várias maneiras, desde a digitalização de documentos até a cirurgia. E você não precisa ir muito longe para viver essa tecnologia. 

Bem, um bom exemplo de como houve essa vivência da tecnologia em nossa saúde foi durante a pandemia do COVID-19. Isso porque impomos algumas mudanças comportamentais a todos nós durante esse período e ao fazer isso, ela fortaleceu a telemedicina como estratégia de atendimento ao paciente, eliminando a necessidade de deslocamento dos pacientes para um ambiente hospitalar.  Nesse sentido, a tecnologia beneficia tanto a infraestrutura de hospitais e clínicas com materiais excepcionais quanto o bem-estar dos pacientes que não precisam se expor ao vírus para  atendimento médico. 

Como a Internet das Coisas facilitará a obtenção do histórico médico e o tratamento dos pacientes, também permitirá a integração em vários dispositivos. Assim, podemos citar alguns recursos que ele oferece como ; Marca-passos; monitor de glicose; o oxímetro; ferramentas de armazenamento de dados e os próprios softwares de gestão..



O que mais a Saúde 4.0 trouxe para os hospitais?

 

Computação em nuvem 

O software médico permite o acesso a registros médicos eletrônicos, e esses registros são armazenados na nuvem para que os médicos possam acessá-los de qualquer lugar com conexão à Internet. Isso garante  acesso rápido aos dados do paciente e é muito útil em medicina de emergência.  Além disso,  o uso da computação em nuvem em hospitais e clínicas garante  agilidade na avaliação e diagnósticos mais assertivos. 

 

Big data 

Os dados coletados por sistemas hospitalares ou clínicos fornecem informações essenciais para diagnóstico e tratamento. O big data pode ajudar a identificar  sintomas e doenças que o mesmo grupo de pessoas pode ter.

 

Realidade Virtual (RV) 

A RV permite que estudantes de medicina e profissionais de saúde treinem procedimentos sem  usar um paciente real. Os pacientes podem usar a RV para tratar a dor,  fobias e  ansiedade. Em suma, essa ferramenta tecnológica é ótima tanto para  profissionais  de saúde quanto para  pacientes.

 

Impressão 3D  

As impressoras 3D fazem cópias de objetos tridimensionais e podem ser usadas para imprimir implantes e próteses. No futuro, provavelmente será usado para a replicação de células e tecidos orgânicos.

 

Biossensores e Rastreadores 

Esses dispositivos coletam dados e analisam a saúde do paciente para facilitar o diagnóstico. Também usado para monitoramento de  doenças crônicas. 

 

Medicina Genômica 

A análise de DNA tem sido amplamente utilizada para apoiar a medicina desde os anos 2000, quando o sequenciamento do genoma humano foi concluído, pois este estudo possibilitará o acompanhamento médico preventivo dos pacientes e o tratamento individualizado conforme a necessidade. 

 

Internet das Coisas 

Internet das Coisas (IoT) é usada para integrar os mundos real e virtual por meio de dispositivos em rede que podem se comunicar entre si. 

Este exemplo é especificamente um relógio que mede a frequência cardíaca do usuário. 

 

Dispositivos Médicos 

As novas tecnologias vão desde novos curativos e leitos hospitalares até próteses, raios X e máquinas de ressonância magnética. 

Todos esses dispositivos médicos são usados ​​para melhorar o tratamento e o diagnóstico de doenças e restaurar a saúde plena dos pacientes.

Comentários