Porque tanto se fala em saúde com tecnologia?

Entenda porque os dois caminham juntos

Os avanços que a inovação tecnológica trouxe para o nosso dia a dia também estão mudando os hábitos, dos centros de diagnóstico, clínicas e hospitais. Nesse sentido, um termo amplamente utilizado hoje é Saúde 4.0


Como resultado, os processos foram digitalizados, trazendo a inteligência artificial para a área médica. Com isso, o conceito foi criado para revolucionar a relação entre as instituições médicas e seus pacientes. Portanto, agora é possível contar com mecanismos automatizados, que podem aumentar a produtividade e a segurança dos processos. 

Além disso, outro ponto importante é que essas inovações reduziram custos para a empresa. Portanto, pode-se dizer que investir em tecnologia significa otimizar tarefas e serviços, aumentando assim a qualidade geral da assistência e a importância e os benefícios dessas tecnologias. 


O que é? 

A Saúde 4.0 faz parte da tecnologia da informação (TI) e presta serviços no setor de saúde, também conhecido como Saúde Digital ou Saúde 4.0.

Assim, a Organização Mundial da Saúde (OMS) dá o seguinte conceito para este modelo:

“Saúde 4.0 é uma área do conhecimento associada ao desenvolvimento e uso de novas tecnologias para melhorar a saúde. O Health 4.0 expande o conceito de e-saúde para incluir consumidores digitais, incluindo dispositivos inteligentes e dispositivos conectados à Internet. O conceito também inclui outras aplicações da tecnologia na área da saúde, como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Big Data e robótica.


E, para utilizar este tipo de tecnologia, o Health 4.0 tem 3 objetivos básicos:

Apoiar o desenvolvimento de políticas de saúde pública, tanto regional quanto nacionalmente, por meio do uso de tecnologias sustentáveis, seguras e éticas. 

Facilitar o trabalho dos profissionais médicos, garantindo um melhor atendimento ao paciente. 

Melhorar os cuidados de saúde pública e o bem-estar através da acessibilidade e da equidade.

Comentários