Estar em conformidade pode evitar ataques cibernéticos, melhorar sua reputação e dar à sua empresa uma vantagem competitiva. Mas a lei também tem um lado positivo para as empresas.
Veja:
1 - Segurança aprimorada
A LGPD agora está forçando as organizações a revisar suas regras de privacidade e segurança para evitar ataques cibernéticos horríveis. Por exemplo, as boas práticas de segurança recomendam a escolha de ferramentas tecnológicas dentro dos três pilares da segurança da informação, o chamado CID.
Confidencialidade: Utilizar mecanismos para garantir a confidencialidade de logins, senhas e informações, restrito apenas a usuários autorizados.
Integridade: Garante que todas as informações sejam mantidas em sua forma original, inalteradas e sem desvio da finalidade para a qual foram coletadas. Em suma, eles devem permanecer intactos sem intervenção externa.
Disponibilidade: Deve estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para que você possa acessá-lo quando precisar.
Proteger seus dados é essencial para garantir a continuidade dos negócios e minimizar danos e possíveis perdas financeiras. Observe que todos os incidentes envolvendo dados pessoais, independentemente da gravidade, devem ser comunicados à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e ao titular dos dados.
2 - Maior Confiabilidade
A proteção de dados em conformidade com a lei também mostra que a empresa se preocupa com a privacidade de seus clientes, funcionários e parceiros de negócios. Isso pode aumentar a confiança do mercado e atrair ainda mais negócios.
O resultado final é que essa combinação de trabalho e transparência melhora a reputação e a imagem da empresa. Tenha em mente que manter uma imagem pode ser uma preocupação durante todo o processo, não apenas nas redes sociais.
3 - Competitividade
O processo de adaptação requer organização de origem, melhorando o mapeamento e os processos, identificando possíveis erros e melhorando as operações. São ações que auxiliam no planejamento estratégico e influenciam o crescimento dos negócios.
Repensar os processos também traz benefícios econômicos. Por exemplo, armazenar documentos sem controlar os períodos de retenção legal e pagar por espaço de armazenamento físico ou servidores adicionais apenas para isso é um custo que pode ser eliminado. Ao analisar esses documentos e determinar que eles podem ser destruídos pela LGPD, a empresa corta custos e investe o dinheiro internamente para se diferenciar dos concorrentes.
Comentários