Telemedicina, dispositivos médicos de inteligência artificial (IA) e registros médicos eletrônicos de blockchain são apenas alguns exemplos concretos da transformação digital da saúde. Eles mudarão fundamentalmente a maneira como interagimos com os profissionais de saúde e a maneira como tomamos decisões sobre os impactos na saúde.
Agilizar o trabalho dos médicos, automatizar processos, melhorar os resultados dos pacientes, reduzir o erro humano e reduzir os custos com a Internet e dispositivos móveis são alguns dos benefícios reais da medicina tecnológica.
Essas mudanças permitem que os especialistas passem mais tempo interagindo com humanos e descarreguem tarefas automatizadas para máquinas.
telemedicina
O uso da telemedicina aumentou durante a pandemia, eliminando o contato desnecessário e permitindo que os pacientes gerenciem sua condição.
A telemedicina tem tudo a ver com inclusão e conveniência, capacitando mais pacientes, incluindo aqueles com deficiência e aqueles que vivem em áreas remotas, para acessar os cuidados de saúde e acompanhar suas vidas diárias.
Inteligência Artificial
A IA é usada na área da saúde para evitar a detecção precoce. Profissionais médicos podem detectar doenças precocemente graças a modelos de aprendizado de máquina que dependem de grandes conjuntos de dados, como idade do paciente e estado de saúde. Além disso, pode prever possíveis doenças muito antes de os sintomas aparecerem.
A tecnologia AI é especialmente importante quando se trata de doenças graves. A IBM anunciou que seu modelo foi capaz de detectar câncer de mama em 87% dos casos analisados. A IA permite que os profissionais médicos tomem decisões com base na experiência e nos dados, levando a tomada de decisões a um nível totalmente novo.
Graças à inteligência artificial, a base da saúde futura pode ser construída na prevenção e não na cura.
Big Data
Para o setor de saúde, o big data pode oferecer vários benefícios importantes, incluindo: Aviso aos profissionais de saúde e os pacientes sobre os riscos potenciais de erro ou medição.
Promovendo a Prevenção: Muitas pessoas que entram na sala de emergência são pacientes recorrentes, também conhecidos como "visitantes frequentes". A análise de big data pode identificar esses indivíduos e criar planos preventivos para reduzir as visitas frequentes ao hospital.
A análise preditiva de big data pode ajudar hospitais e clínicas a estimar as taxas de hospitalização futuras, ajudando essas instalações a alocar a equipe certa para tratar os pacientes. Isso economiza dinheiro e reduz os tempos de espera no pronto-socorro quando a instalação está com falta de pessoal.
Como você pode participar dessas grandes mudanças?
É importante lembrar que a transformação digital é um processo contínuo que caminha para a transformação completa da saúde e de outras organizações, e essa mudança não acontecerá da noite para o dia.
Comentários